D. Geraldo: "59 anos. Uma bela história".

 


No dia 21 de julho de 2024 a Paróquia Sagrada Família completou 59 anos. Para bem celebrar este importante acontecimento, centenas de fiéis, paroquianos e devotos da Sagrada Família se reuniram às 19h, na Matriz, para participar da Santa Missa. O Frater Claver, msf e o Frater Gerdson, msf estiveram presentes.  Os padres Laurindo Aguiar, msf;  Marconi Nunes Lira, msf e Herbert Rohleder, msf concelebram junto com o bispo D. Geraldo, que presidiu a Missa Solene.

O casal do ECC, Bete Ponciano e Welington, acolheram a todos os presentes na Matriz e a todos que acompanharam a transmissão pelo Canal do Youtube, relembrando a importância das pessoas que passaram pela paróquia ao longo dos 59 anos. Padre Laurindo, para bem celebrar esta data tão significativa, acolheu o bispo D. Geraldo, que foi aclamado pela assembleia com uma salva de palmas.  Em sua homilia, D. Geraldo assim refletiu:


"Esta data comemorada aqui Pe. Laurindo, 59 anos de instalação da paróquia, é uma data muito singular. É muito importante a gente recordar e celebrar esta data na paróquia. Talvez ela equipare ou seja até mais importante do que a celebração do padroeiro. Portanto, tamanha é a importância de celebrar a data da fundação da paróquia. Em muitos lugares, às vezes,  em muitas paróquias esta data passa até despercebida ou então uma simples lembrança, por ocasião do seu passamento. Fico muito feliz quando esta comunidade para, se prepara, se organiza, para celebrar a data da fundação desta paróquia."


Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.


"59 anos. Uma bela história. E talvez se a gente fosse escolher um evangelho para este dia, não fôssemos tão felizes quanto acolher este evangelho que a liturgia de hoje nos propõe, correspondendo a este 16º Domingo do Tempo Comum. Antes porém, de entrar neste evangelho,  nós nos lembramos do evangelho do domingo anterior, quando Jesus reuniu os seus colaboradores e os enviou dois a dois para uma grande tarefa, para uma grande missão. Eles passaram ali, aquele tempo trabalhando, cuidando da missão que receberam de Jesus. Quando voltaram, estavam como que ansiosos para contar a Jesus o que eles conseguiram realizar naquele trabalho, naquela empreitada missionária. Eu acho que nós podemos trazer isso para esta nossa celebração. O quanto esta paróquia realiza em favor do reino de Deus, no cumprimento da sua missão, ao longo deste 59 anos. Certamente, os trabalhos realizados, as lideranças, podem bem recordar, porque umas vão sucedendo as outras. Às vezes no tempo inicial, um trabalho maior, mais exigente, de organização interna para cumprir o trabalho, mas, às vezes, em outros tempos, um desafio maior de encontrar a resposta, encontrar ressonância  no coração das pessoas para aquele trabalho que era desempenhado. Por isso, ao longo desta história, cada grupo, cada pastoral,  ou cada organismo, tem a oportunidade de ler essa sua história, de rever este tempo. E nesta leitura da história, quanto todos devemos ser agradecidos a Deus por aquilo que realizamos. Certamente cada um também, vive hoje essa expectativa, que estavam os primeiros colaboradores de Jesus, quando vieram daquela missão. Queriam contar para Jesus o que eles tinham realizado. Penso que nós também temos este desejo de contar para Jesus, aquilo que nós conseguimos realizar, não pelas nossas forças, não pela nossa capacidade,  pela nossa criatividade, mas tudo o que pudemos realizar, as pessoas, as lideranças, ao longo destes 59 anos, puderam realizar, não são frutos de merecimentos próprios,  mas tudo graça de Deus."



 

 


"Vocês estão, lideranças desta paróquia, estão sendo reenviados às comunidades, às famílias, aos grupos mais vulneráveis, aos menos favorecidos da nossa sociedade, aos pobres, aos doentes. Vocês estão sendo hoje reenviados a estas pessoas, para que a elas,  vocês possam anunciar o reino de Deus. E da mesma forma, que aqui hoje vocês encontram, com o coração desejoso de dizer a Jesus, pela sua graça nós fizemos isso, fizemos isso e aquilo, vocês mesmo podem ler a história de cada grupo para recordar quanto bem vocês fizeram. E, sobretudo hoje, renovados, se coloquem diante de Deus. Nós queremos acolher este reenvio que o Senhor nos faz. E contando com a sua graça, nós queremos ser os instrumentos seu, nós queremos continuar a sua missão junto àqueles e àquelas a quem  o Senhor está nos enviando. Deus abençoe o trabalho de cada um e de cada uma. E faça com que ele seja de fato frutuoso, para que em tantas outras ocasiões, nós possamos voltar aqui, para dizer a Jesus: 'Fizemos muitas coisas boas e estamos dispostos a continuar a fazê-las sempre na nossa vida, enquanto o Senhor nos der a vida, e enquanto o Senhor nos confiar a missão, nós queremos lhe manifestar toda nossa fidelidade. Amém'."


Após a comunhão, a coordenadora da Pastoral Litúrgica, Izabel Macedo, leu uma belíssima mensagem de agradecimento ao bispo D. Geraldo, que recebeu uma lembrança da paróquia. Em seguida, um justo e merecido agradecimento aos Festeiros 2024, pelo empenho e dedicação demonstrados para que todos pudessem bem celebrar os 59 anos da Paróquia.  D. Geraldo, junto com os demais padres, seminaristas e assembleia presentes, realizaram a Consagração à Sagrada Família.


Após a missa, uma grande confraternização com comidas típicas e show ao vivo marcou o encerramento deste momento tão importante para a paróquia. Que a Sagrada Família abençoe a todos os festeiros, religiosos, paroquianos, músicos e todas equipes  das pastorais e movimentos envolvidas para que os festejos transcorressem da melhor forma possível.



Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas