Padre Marconi: "A vinha é o reino de Deus que está presente na nossa vida"!


  

 "Como vinhateiros e vinhateiras do reino de Deus nem sempre fomos zelosos e humildes. Para que sejamos mais fiéis busquemos a misericórdia divina!" , disse-nos Pe. Marconi Nunes Lira, msf, ao iniciar a Santa Missa das 19 horas, do domingo oito de outubro, na Matriz Sagrada Família.


Em sua homilia, nos falou Pe. Marconi:

"A vinha é o reino de Deus que está presente na nossa vida. Na Primeira Leitura, o profeta Isaías vai mostrar que o Senhor, com carinho e com amor, faz uma vinha para que o seu povo possa produzir muitos e bons frutos. O Senhor da vinha é Deus que lá no Antigo Testamento tira o povo da escravidão do Egito e leva-o para a Palestina. Na parábola, o Profeta Isaías está falando simbolicamente. Quando na leitura diz que o Senhor tirou as pedras do caminho para que o povo passasse, significa que Deus tirou o povo que estava ocupando a Palestina para que o povo de Israel, que é o povo da aliança, pudesse morar lá. É interessante que Deus tem todo esse carinho, amor, zelo e cuidado para com o povo de Israel com a finalidade de que o povo de Israel produzisse frutos bons. Mas o Senhor se decepciona, porque o povo de Israel só produz frutos azedos e ruins. E, por isso, esse Deus vai deixar de mão o povo de Israel, porque o povo é infiel a esse Deus amoroso que é fiel as suas promessas."

.


"Na Segunda Leitura, Paulo mostra algumas coisas que nós podemos realizar. Nós, cristãos católicos, devemos ser íntegros nas nossas ações para com as pessoas e claro, para com o nosso Deus, que nos criou a sua imagem e semelhança. Portanto, nós todos precisamos ser íntegros diante um dos outros e diante também de Deus. No Evangelho de hoje temos Jesus falando mais uma vez sobre a vinha, sobre o reino de Deus. Jesus vai dar importância fundamental para o reino de Deus porque Jesus veio instalá-lo aqui na terra para que o Reino de Deus pudesse ser iniciado. Ele mostra para os sumos sacerdotes e para os anciãos do povo que eram as pessoas responsáveis para fazer com que o povo produzisse bons frutos, e Ele vai contar outra parábola, a da vinha."

 

 


"Na parte central do Evangelho de hoje, os vinhateiros combinam entre si para matarem o herdeiro e tomar posse da sua herança. Eles então agarraram o filho, jogaram para fora da vinha e o mataram. E foi isso que os judeus fizeram com Jesus Cristo, porque o filho da vinha de hoje é Jesus. Eles pegaram Jesus e mataram-no. Mas como a leitura está dizendo, eles mataram fora da cidade de Jerusalém, porque eles não queriam a morte de Jesus em Jerusalém, na cidade deles, porque eles pensavam que a vinha era deles. E aí Jesus faz uma pergunta provocativa aos sumos sacerdotes e aos anciãos: 'Quando o dono da vinha voltar o que fará com esses vinhateiros?' E eles responderam: 'Com certeza irá mandar matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros.' A resposta dos sumos sacerdotes e dos anciãos é uma resposta do que eles fariam com os vinhateiros, mas é claro que nem Deus e nem Jesus irá agir dessa forma. Agir assim é agir com violência e a gente não acaba com a violência gerando mais violência. Jesus nunca agiria assim, e Ele vai dizer: 'Vocês nunca lestes nas escrituras que a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular?' Ou seja, a pedra que os construtores rejeitaram é Jesus, mas ele ressuscitou e tornou-se a pedra angular, a pessoa mais importante para a humanidade."

.

"A palavra de hoje mostra para nós, claramente, que o Reino de Deus está entregue a cada um de nós, ou a todos nós, povo de Deus, e que precisamos trabalhar para construir o reino de Deus que também é nosso."


Após a comunhão, Pe. Marconi convidou todos os pais com os recém-nascidos e as gestantes para uma bênção especial neste dia em que a Igreja celebra o Dia do Nascituro. Também nessa noite, o casal de Ministros Extraordinários da Eucaristia Francisco e Luciana receberam as felicitações pelos 25 anos de enlace matrimonial.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas