Pe. Laurindo: "Maria Santíssima nos ajuda a priorizar as coisas de Deus".


 

No domingo, dia 18 de setembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, às 16h, a Festa de Nossa Senhora da Salette. Vários fiéis, em sua maioria, os legionários, participaram deste momento festivo. A Legião de Maria, nesta oportunidade, promoveu a Festa de Acies, que não acontecia por dois anos devido a pandemia.

O Comitium Mãe de Jesus Cristo preparou tudo com muito carinho. Após o canto, os fiéis rezaram as orações iniciais e o santo terço. Em seguida, o pároco Padre Laurindo Aguiar, msf fez um breve comentário sobre a importância deste dia. Ele e o Diretor Espiritual da Legião de Maria, Pe. Herbert, msf, foram os primeiros a participar do ato de consagração individual. Um momento muito emocionante para todos os legionários. Em uma fila,  de dois a dois, os legionários mostraram seu compromisso e amor para com Nossa Senhora.

Pe. Herbert fez um momento de alocução, ressaltando a importância do encontro após o tempo da pandemia. O vigário conduziu o momento de consagração comunitária. Após um momento musical, Pe. Laurindo refletiu sobre a importância de se caminhar junto com a Igreja. Em seguida, um belo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com reflexões sobre a mensagem de Nossa Senhora da Salette.

Na Santa Missa, na procissão de entrada, os legionários entraram com uma faixa celebrando os 101 anos da Legião de Maria em todo o mundo, e também com um quadro do seu fundador Frank Dulff.

Padre Laurindo presidiu a Santa Missa e acolheu a todos os presentes neste dia tão especial, em que celebrou-se a Festa de Nossa Senhora da Salette. Em sua homilia, assim refletiu:

"Querido povo de Deus que sempre cultiva esta espiritualidade mariana,  o jeito de Maria acolher a vontade de Deus como inspiração, para de fato viver a fé, viver a missão, viver o ser batizado em nossa Igreja. A gente falava do pertencimento, do consentimento de Maria, aquilo que ela acolheu, a aliança que Deus quis fazer com o seu povo através dela, e a aliança que ela fez com Deus. 'Faça-se em mim segundo a tua palavra.' Isto é uma comunhão de liberdade. Deus que tem a liberdade de ir ao encontro de Maria e Maria que teve a liberdade de responder o sim a Deus."


 

 

"Hoje nós celebramos também Nossa Senhora da Salette, como bem disse, a Congregação dos Missionários da Sagrada Família a tem como patrona, como intercessora. De Nossa Senhora da Salette as congregações que surgiram após a mensagem de La Salette, Congregação dos Saletinos, com essa missão de propagar essa mensagem de reconciliação do mundo, convidando a cada um a converter o coração, a se arrepender, e acolher os princípios, os valores que Deus nos coloca. Ela vem num contexto da sociedade francesa em que estava havendo um distanciamento dentro das classes sociais. Os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Tudo isso gera uma pobreza, tudo isso num contexto de uma insensibilidade a Deus, mas uma insensibilidade também aos irmãos. Este contexto em que se fomenta cada vez mais a distância, perde-se a dimensão da irmandade. Todos nós somos família. Todos nós devemos usar os bens de Deus para poder servir. Usar os bens de Deus para viver com dignidade. Então se vivia um fechamento total. Diante deste fechamento, Nossa Senhora está com os braços cruzados, amarrados. Como este fechamento impossibilita Nossa Senhora de agir. Porque para agir, alguém tem que estar aberto aos sinais. Com as mãos, como que acorrentadas, alguém que comunga com o sofrimento, que olha o sofrimento do povo camponês. A veste de Nossa Senhora da Salette que traduz uma veste muito semelhante ao povo que vivia no campo."

.

"Maria Santíssima nos ajuda a priorizar as coisas de Deus. A viver na simplicidade, na humildade, na singeleza de coração. Encontrar o tesouro nas coisas de Deus e não simplesmente viver para este mundo. Amados irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor Nosso Deus, neste mês da Palavra, mês da Bíblia, peçamos a graça do discernimento. Peçamos a graça para permitir que o Espírito Santo aja em nós. Para que sejamos mensageiros da verdade, defensores da vida e também construtores da paz como aqueles que estão no mundo como instrumentos de Deus, como nos diz o salmo: 'O Senhor eleva os pobres.' O Senhor não coloca os pobres lá embaixo. O Senhor está a elevar os pobres, os que mais necessitam. Que essa graça de Deus operante em nós nos santifique para que cada vez mais sejamos a imagem e semelhança deste Deus que é amor, deste Deus que sempre se interessa pelos seu filhos. "


Ao fim da celebração eucarística, Najila Aparecida leu uma bela mensagem contando a história da Legião de Maria. Padre Laurindo convidou todos os legionários para se aproximar do altar, cantando a música Ó Bela Senhora, do Pe. Loacir Luvison, msf. Juntos rezaram a oração dedicada à Nossa Senhora da Salette. Cantou-se os parabéns para a Legião de Maria e para todos os devotos de Nossa Senhora da Salette. Com o término da Santa Missa, vários fiéis aproveitaram para registrar com fotos, junto à imagem de Nossa Senhora da Salette, este importante dia para nossa paróquia.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Transmissão: Demétrius Durães e Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

 

Comentários

Postagens mais visitadas