Padre Marconi: "O reino de Deus começa no aqui e agora da nossa história”!

 


"Sejam bem-vindos à casa do Pai!" Disse-nos Pe. Marconi Lira, msf, no início da celebração do domingo, sete de novembro, em que a Igreja no Brasil celebrou a Solenidade de Todos os Santos. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Marconi Lira, msf que saudou todos os presentes e os que acompanhavam através das redes sociais da Paróquia.

Em sua homilia, Pe. Marconi Lira, msf nos disse:

"Estamos celebrando a festa de Todos os Santos e vamos lembrar que a nossa vocação é a vocação à Santidade. Celebrar todos os Santos e Santas é celebrar pessoas como nós, que passaram aqui pela terra e foram fiéis ao próprio Deus. Pessoas que tiveram tribulações, que foram perseguidas por causa da fé delas em Jesus Cristo, mas não abandonaram a fé delas; pelo contrário, testemunharam, muitas dessas até com a própria vida. Devemos fazer todo o possível para alcançar essa meta, mesmo sabendo que nunca seremos santos como Deus é Santo, mas é ter como meta essa vida de santidade. E o que é a vida de Santidade? A vida de santidade é a gente ser perseverante na nossa fé como foram essas pessoas do livro do Apocalipse que ouvimos na primeira leitura."

"O Evangelho de hoje é o Evangelho das Bem-aventuranças. Jesus se encontra com uma multidão e vai subir ao monte. Jesus sobe ao monte e vai recordar quando Moisés subiu a montanha e lá recebeu os Dez Mandamentos. A diferença é que Moisés sobe a montanha sozinho. Jesus vai subir no monte com os discípulos e, ao chegar, Jesus senta com os discípulos e vai começar a ensinar aos discípulos, ou seja, Jesus é um pedagogo. É alguém que se coloca em pé de igualdade com os seus amigos, com os seus discípulos."

"As Bem-aventuranças, Jesus vai colocar alguns grupos de bem-aventurados, de felizes. Primeira bem-aventurança: 'Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus'. Essa primeira bem-aventurança tem uma promessa no presente, 'deles é o reino dos céus'. A oitava bem-aventurança é: 'Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus', ou seja, é outra bem-aventurança que tem uma promessa também no presente, 'deles é o reino dos céus'. Se quiséssemos fazer um paralelo com os dez mandamentos, que se resumem em dois: 'Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos'. Se quiséssemos fazer um paralelo, iríamos dizer, as bem-aventuranças se resumem nessas duas, porque elas vão contemplar os pobres e os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. As outras bem-aventuranças têm uma promessa futura: 'Serão consolados, possuirão a terra', ou seja, as outras bem-aventuranças elas são um complemento dessas duas bem-aventuranças. É interessante observar que as promessas no presente significam que o Reino de Deus, ele não começa depois da morte da gente. Jesus diz: 'Deles é o reino dos céus', portanto o Reino de Deus começa no aqui e agora da nossa história e nós precisamos muitas vezes nos converter a esses dois grupos 'dos pobres e dos perseguidos por causa da justiça' para que nós possamos também participar e sermos herdeiros do reino dos céus."

Confira na íntegra a Homilia do Pe. Marconi Lira, msf acessando o canal do Youtube da Paróquia Sagrada Família de Januária.

Antes da bênção final, Padre Marconi falou do Capítulo Constitutivo, que acontece a partir do dia 08 de novembro, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. "O capítulo é para a unificação das províncias do Brasil, Chile e Argentina. Essas províncias vão formar agora uma única província e a sede será em Passo Fundo/RS. Pedimos oração para que esse capítulo constitutivo das províncias, que o Espírito Santo possa agir nos capitulares para que eles possam eleger uma coordenação provincial que de fato seja frutífera para a nossa Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Da Paróquia foram o Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e Diácono Guilherme Ferreira, msf. Também o Pe. Pedro Leonides, msf Pároco da Paróquia São Pedro, da cidade de São Francisco e o Pe. Genivaldo Lopes, msf. Contamos com as orações de vocês."

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Ana Carolina / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas