Padre Genivaldo: “O que precisamos ter em qualquer circunstância de nossa vida é total confiança em Deus”

 

No domingo, 09 de agosto de 2020, foi um dia muito especial. Neste dia, a Paróquia Sagrada Família realizou a celebração da Santa Missa em homenagem ao dia dos pais e abertura da Semana Nacional da Família a nível paroquial. Antes da Santa Missa, agentes da Pastoral Familiar conduziram o 1° Encontro da Semana Nacional da Família. A Santa Missa foi presidida pelo padre Genivaldo Mendes, msf. Na homilia Padre Genivaldo destacou:

Hoje com esta celebração eucarística e este primeiro momento de oração da Semana Nacional da Família, demos início a esse tempo tão propício para nossas famílias, tempo de encontro, tempo de falar com Deus. A liturgia deste domingo nos convida a olhar para nossa própria casa, para nossa própria família e poder perceber como estamos vivendo a nossa fé em nossos lares. É na humildade, na simplicidade, no silêncio que nos encontramos com Deus.

O Evangelho de hoje coloca nossa família no lugar dos discípulos de Jesus. Quero comparar o Evangelho de hoje com os momentos que passamos juntos com nossa família em casa e neste primeiro momento do texto, os pais. No primeiro momento acontece o milagre da multiplicação dos pães, onde Jesus fala para os seus discípulos: 'Não dispersais essa gente. Dai vós mesmos de comer.' E vocês pais, como estão lidando como este momento de partilha enquanto alimento?  Sabemos que este momento não está fácil. Mas, se temos o feijão com arroz para comer com a família; eu ainda acho gratificante, como filho ou eu ainda reclamo?

No segundo momento, qual é o momento que eu, pai, paro para rezar e falar com Deus a sós? Qual o momento que a família se reúne para rezar? É preciso estarmos sempre em constante oração,  assim como Jesus.

E no terceiro momento que apresenta este momento de turbulência, onde os discípulos estão afastados e o vento começa soprar. Digo a vocês, nós também, em nossas famílias, passamos por estes momentos difíceis de tribulações, onde parece que não há mais amor, compreensão, diálogo, perdão. Mas assim quem aparece para nos socorrer é o próprio Jesus. E diante dessa realidade aparece também Pedro que representa muito de nós e assim nós, com a coragem de Pedro, vamos ao encontro de Jesus. O que precisamos ter em qualquer circunstância em nossa vida é  total confiança em Deus. Muitas vezes, somos convidados por Jesus a irmos a ele, sobre as águas turbulentas do sofrimento físico e moral, entre ventos e violentas oposições.

Não tenham medo de buscar o exemplo de São José. Sigam este exemplo de homem justo, honesto, trabalhador, amoroso, dedicado a família. Procure sempre o exemplo de Jesus de cuidar de sua família, assim como Jesus cuidou dos seus discípulos e da Igreja.

Ao fim da celebração os coordenadores da Pastoral Familiar realizaram o  convite para  toda comunidade participar  da programação da Semana Nacional da Família. Em seguida, Padre Genivaldo convidou toda assembleia homenagear os pais, cantando  os Parabéns.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Tatiane Araújo / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas