Pe. Genivaldo: O Espírito Santo nos devolve a alegria profunda do coração.

No domingo, 31 de maio, a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes.  Na Matriz Sagrada Família aconteceram 4 celebrações durante este importante dia.

A Santa Missa das 19h foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf.  O irmão Guilherme, msf também participou.

Antes da celebração, irmão Guilherme repassou orientações de como proceder durante a Santa Missa, neste tempo em que passamos pela pandemia do Covid-19.

Pe. Genivaldo acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, Pe. Genivaldo assim nos falou:

Celebramos hoje a plenitude do Mistério Pascal, a Efusão do Espírito Santo sobre a comunidade dos discípulos de Jesus,  Pentecostes. Como Jesus prometeu que não os deixaria órfãos, mas que enviaria junto do Pai o Defensor, o Espírito da verdade. Nós que fomos batizados pela Efusão do Espírito Santo, o Espírito permanece conosco. Neste tempo tão difícil os discípulos estavam com medo. Hoje também estamos amedrontados com este coronavírus.

Na primeira leitura, a Igreja é apresentada. Hoje estamos em casa, como as primeiras comunidades cristãs. Igreja que se reúne nas casas por causa de Jesus.  A Igreja é assistida pelo Espírito que nos anima na caminhada para testemunhar aos homens o amor do Pai. O Espírito, força de Deus, é apresentado na forma de línguas de fogo, que representa uma maneira de comunicar, um grupo humano que é capaz de estabelecer laços duradouros entre pessoas. Uma comunidade cristã é formada na diversidade. Falar em línguas é a capacidade de se comunicar e de se relacionar como irmãos. O Espírito reside no coração de todos apesar das diferenças culturais, mas sempre unidos, buscando esta unidade que Cristo deixou aos seus discípulos. O Espírito dá novo vigor a vida e a capacidade de uma comunicação amorosa. Todos entendiam em suas línguas.

Na segunda leitura, ouvimos que fomos batizados em um único Espírito, para formar um único corpo. A unidade na diversidade. Estamos neste tempo tão rico na oração para unidade dos cristãos. Temos um único Deus, o Deus de amor. Pelo Espírito toda distinção racial e social é anulada. Paulo procurar aconselhar a comunidade sobre a distinção entre eles.  Quem está no Espírito tem o gosto da unidade. Quando uma comunidade alimenta divisões, está fechada ao Espírito Santo, e consequentemente desvinculando de Jesus Cristo.

No Evangelho que ouvimos nesta Festa de Pentecostes,  o Espírito Santo nos devolve a alegria profunda do coração. A partir de agora nenhum sofrimento, nem a hostilidade do mundo poderá derrotar os discípulos. Pois Jesus estava no meio deles. Hoje também Jesus está em nosso meio.  É preciso que confiemos em Deus e na força do Espírito Santo, para que os pesquisadores e cientistas descubram uma solução para o fim desta pandemia. Já sabemos alguns encaminhamentos que nos ajudam a controlar esta pandemia: use máscaras, use álcool em gel, é uma forma de lutar.

O gesto de Jesus de soprar sobre os discípulos faz nascer o novo homem. Os discípulos podem fazer um dom de amor aos homens. Eles formam a comunidade da nova aliança e são chamados a testemunhar o amos de Jesus. Qual a nossa missão enquanto batizados? A eliminação do pecado. Recebam o Espírito. Jesus não abre a possibilidade da comunidade não perdoar alguém. Notamos em nossa sociedade as rivalidades,  a falta de perdão, a falta de amor para com o próximo. Isto é anticristão. É falta do amor a Deus. Sejam capazes de perdoar. Se amamos a Deus, devemos abrir nosso coração, para podermos perdoar todo mundo. O perdão é dom gratuito, mas é preciso refazer o que foi destruído. É preciso buscar a conversão. Como é lindo quando os casais se perdoam sempre e em todo momento. Isso é prova de amor. É preciso amadurecer os frutos do Espírito Santo em nós. Mas podemos ir muito mais além.  Que o Espírito Santo possa sempre agir em nós.

No final da celebração, Pe. Genivaldo conduziu o rito para apagar o Círio Pascal. A partir de agora, a Igreja vive outro tempo litúrgico.

Em seguida, motivou os fiéis para a Consagração à Nossa Senhora, a última homenagem a nossa querida mãezinha no mês de maio.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Gabriel Guedes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas