Pe. Laurindo: "O nosso coração é o lugar que Deus escolheu para nascer."


Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo o Senhor.  Repicaram os sinos da Igreja Matriz, fazendo vibrar no ar sonoridade, como convite aos fiéis para celebrar a Missa de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

A Santa Missa solene foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar msf. Em sua homilia, destacamos as seguintes reflexões:

"Celebrando essa grande alegria que nos fala a Sagrada Escritura, porque hoje nasceu para nós um menino, o salvador, a grande alegria para o povo.  A Igreja nos convida a ir a Belém e contemplar o mistério da salvação."

"A liturgia nos apresenta o Salvador como o Sol, cuja luz invade o coração dos fiéis desde a experiência do batismo cristão. A liturgia nos convida a descolar o nosso olhar, a nossa limitação, a nossa vida para captar o mistério da vida de Deus ali presente, naquele lugar."

"Contemplar essa palavra que o Senhor dirige ao seu povo, não como uma palavra vazia. Celebrar o Natal sem nos deixar envolver pela ternura do amor de Deus, é como não  participar de uma festa sem conhecer o motivo da comemoração. Quando reconhecemos a importância desse momento para nossa fé, fundamentamos nossa vida nesta luz, que é o filho de Deus, que se aproxima de nós."

"O nosso coração é o lugar que Deus escolheu para nascer. Como Pai amoroso que é, o Senhor continua a respeitar nossa liberdade, manifestando a sua misericórdia, a sua generosidade de modo especial aos pecadores e excluídos e espera darmos o primeiro passo na direção certa, para que sua luz entre em nossa vida."

"Os Santos Padres da Igreja faziam comparação de Jesus como Sol da Justiça. Falar do céu é como falar da luz. É uma imagem para descrever que Jesus é uma parte necessária da nossa fé. O Senhor também nos ensina que Ele surpreende não só a quem chama, mas onde chama. Os pastores foram capazes de reconhecer a verdade que se manifesta na humildade e fragilidade de uma criança, o Messias."


A catequese fez uma linda encenação, que relata o nascimento do Menino Jesus. Ao final cantou-se o “NOITE FELIZ”, quando  as luzes se acendem na Igreja. Batem os sinos. Ambiente de muita alegria e paz. Adentra pelo corredor da Igreja, uma criança carregando imagem do Menino Jesus para entregar ao Pároco.  Acompanham-no crianças. Dirige-se essa procissão ao presépio. Sob vivos aplausos, Padre Laurindo coloca a imagem do Menino Jesus na manjedoura e segue com a oração.


Pe. Laurindo faz menção carinhosa a todos os paroquianos e presentes à missa, enaltecendo a importância de todos.

Também na comunidade Santo Antônio, aconteceu a Santa Missa presidida pelo Pe. Herberth, msf. O sacerdote fez uma bela homilia que tocou o coração de todos, despertando para o verdadeiro sentido do Natal. Ao fim da Santa Missa, o Grupo de Jovens JUP preparou uma bela dramatização, culminando com a entrada da Sagrada Família e anjos, colocando Menino Jesus na manjedoura. Este momento aconteceu também ao som da música Noite Feliz e emocionou a todos.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica na Matriz Sagrada Família.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica na Comunidade Santo Antônio.


Texto: Nataly Nunes e Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Josane / Comunidade Santo Antônio e Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas