"No mundo em que cada um pensa em si, São Vicente nos convida a pensar no outro", afirma Pe. Laurindo




Vários movimentos, pastorais, comunidades e devotos de São Vicente de Paulo reuniram-se na capela dedicada ao santo, que está sendo construída no bairro Novo Milênio, para celebrar este grande homem que se destacou no trabalho de ajuda ao próximo.

Presidiu a Santa Missa nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. Em sua reflexão, valorizou importantes características de São Vicente. Veja alguns pontos.

"A nossa vida é um processo, a comunidade também é um processo. Há um bom tempo que nós vamos trabalhando na construção da Comunidade, pessoas vivas da Igreja, mas também estamos construindo esta igreja, lugar de oração. É a nossa meta, o nosso desejo construir este templo, facilitar nossa missão nestes bairros mais próximos a nossa Capela."

"Se temos a consciência que somos luz, em qualquer lugar que a gente for, vamos iluminar. Refletimos o que carregamos em nossa vida: Nosso Senhor Jesus Cristo."

"Muitos que conheceram São Vicente no início da sua pregação, antes dele ser reconhecidamente santo pela Igreja, já o chamavam de santo. Porque São Vicente vivia profundamente o amor a Deus e o amor ao próximo. Tudo que ele fazia, fazia com muito amor, com muita caridade, atenção, com aqueles menos favorecidos."

"São Vicente nos ajuda no caminho do Senhor. Para servir ao Senhor temos que aprender a anunciar. Temos que aprender a buscar as coisas que verdadeiramente permanecem, que são úteis para nós. Tudo que São Vicente recebia já pensava em alguém para fazer o bem, pensando em quem ele poderia ir ao encontro."

"São Vicente nos ensina que ser discípulo de Jesus é uma tarefa que deve ser vivida todos os dias. Qual é o dia para fazer o bem? Todos os dias. A primeira leitura nos fala que há tempo para tudo. Na nossa vida, como limitados que somos, há o tempo que nós erramos, por não ter descoberto a alegria de servir. São Vicente renunciou a tudo para ser pobre, e nesta pobreza, manifestou a riqueza do amor de Deus."





"Ontem estive em Cônego Marinho, juntamente com Pe. Genivaldo, celebrando a festa de São Vicente de Paulo. Para mim, é uma grande riqueza celebrar lá. Em Cônego Marinho temos um povo muito simples, e ao mesmo tempo, humilde. Tivemos o dia todo de partilha. As atividades começaram com alvorada logo às 5h30min da manhã. Logo após, um café servido para todos. Todas as comunidades enviam representantes para celebrar São Vicente de Paulo. Ao final desta celebração tem um almoço comunitário. Mesmo com a população crescendo, todos que estiveram presentes almoçaram e ainda sobrou comida. A partilha faz o milagre."

"São Vicente trabalhou muito bem a vertente da caridade. Mas ele sabe que para nosso desenvolvimento, não precisamos somente do alimento.  Ele descobriu que nossa libertação também acontece, de fato, quando as pessoas são alimentadas espiritualmente. Por isso, como teólogo, como padre, como professor, como evangelizador, ele trabalhou como ninguém para evangelizar as crianças e os idosos."

"Quando só alimentamos o corpo, nós levamos as pessoas a ficarem presas. Não damos condições de as pessoas se desenvolver. Mas quando alimentamos o espírito, a transformação acontece. Nós podemos exercer este protagonismo em nossa Igreja. São Vicente é uma pessoa digna de ser imitado. Os santos, reconhecidos pela Igreja, são pessoas dignas de serem imitados porque transmitem para nós um profundo amor a Deus e para o outro."




"Seguir São Vicente, podemos ter certeza, ele vai nos levar a Jesus. Se estamos seguindo certos ídolos, que tem nos afastado de Deus, é o momento de parar. Às vezes falta viver a vida de santidade. Já pensou se todos nós imitarmos o exemplo, o amor, a caridade de São Vicente? Nosso mundo seria totalmente diferente. No mundo em que cada um pensa em si, São Vicente nos convida a pensar no outro."

"Precisamos conhecer quem é Jesus. Se eu não sei quem é Jesus, não irei fazer nada disso. O mês da Bíblia é quando a Igreja nos faz lembrar que a Palavra de Deus é importante. As Sagradas Escrituras nos mostram Deus, nos fazem conhecer Jesus. Encontrando com Jesus, o reconhecemos em nós e também no outro. Assim, nós temos um vasto campo para rezar, para trabalhar, ir aonde as pessoas mais precisam de nossa ação, de nossa missão, de nosso amor. Que São Vicente de Paulo continue a nos inspirar neste trabalho de evangelização, de doação, de edificação da nossa Igreja, de uma sociedade mais justa, mais acolhedora, de modo especial aos que mais precisam."




Ao fim da Santa Missa, Geraldo Marinho, coordenador da comunidade, agradeceu a todos os que contribuíram para o bom êxito dos festejos. Após dar os avisos, Geraldo também convidou a comunidade a contribuir com doações através do Livro de Ouro. Hoje a capela já tem vários avanços, porém a comunidade precisa colaborar para o desenvolvimento cada vez mais da capela.

Pe. Laurindo rezou a oração de São Vicente de Paulo junto a assembleia e abençoou os objetos.

A comunidade encerrou este dia, e também os festejos, saboreando diversas comidas típicas e também com muita animação musical.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas