D. José Moreira: "Jesus fez uma aliança com o Pai, e não quebrou esta aliança!"



No dia 31 de maio a Igreja Católica celebrou a Solenidade de Corpus Christi.

Em nossa paróquia aconteceram 3 celebrações. Às 8h, na Matriz Sagrada Família a Santa Missa foi presidida pelo nosso bispo D. José Moreira, e concelebrada pelos Padres Laurindo, msf e Herbert, msf.

Desde madrugada, nossas pastorais e movimentos se dedicaram a fazer belos tapetes nas ruas de Januária para que os fiéis pudessem manifestar sua fé em Jesus Eucarístico publicamente.

Em sua homilia, D. José fez as seguintes reflexões.

"Sabemos muito bem que Quinta-feira Santa é o dia da instituição da Eucaristia. A Igreja criou o dia de Corpus Christi para celebrar a Eucaristia publicamente. Como tá bonita a rua! Enfeitada, levantaram cedo, 4h da manhã, que bom a nossa fé!"

"Hoje é o dia da aliança eterna que Deus fez conosco! Nós ouvimos na liturgia, sobre a aliança do Antigo Testamento, feita com o sangue dos animais, dos cordeiros. A Segunda Leitura tirada da Carta aos Hebreus, fala da aliança eterna. Agora não é sangue de carneiro, é o sangue de nosso Deus. Aliança que foi feita na cruz, derramando sangue." 

"O Evangelho nos mostra como Jesus instituiu a Eucaristia. Chamou os discípulos, deu pão, vinho. É meu corpo, é meu sangue. Façam isto."

"O mundo está aí, com tanta quebra de alianças. O mundo todo está desorientado. Quantas vezes em um casamento, quebrou-se a aliança e desorientou a família. No dia de nosso batismo, fizemos uma aliança. E eu confirmei esta aliança, no dia da minha crisma. O dia em que é ordenado padre, bispo, fazemos uma aliança."

"Jesus fez uma aliança com o Pai, e não quebrou esta aliança! Como estão nossas alianças para o bem? O Papa Francisco está nos pedindo ser santo hoje. Os desafios de ser santo hoje. Neste ano do leigo e da leiga, devemos fazer a aliança de ser sal, dar sabor. Ser luz, não apagar a luz que está em você! Como precisamos de cristãos bons na política!"

"Não corra dos problemas. Jesus não correu dos problemas. Foi até o fim! Judas o traiu, Pedro o negou. Mas Jesus não quebrou a aliança."

Com a conclusão da Santa Missa, nosso bispo conduziu Jesus Eucarístico até a Catedral Nossa Senhora das Dores onde ocorreu um momento de adoração e a bênção do Santíssimo.





Em Cônego Marinho, na Pró-paróquia São Vicente de Paulo, Pe. Genivaldo Mendes, msf presidiu a Santa Missa de Corpus Christi. Nesta celebração houve a investidura de novos acólitos, coroinhas e também de um novo Ministro Extraordinário da Eucaristia.



Às 17h, Pe. Laurindo presidiu a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz (Riacho da Cruz). Ao final da celebração eucarística, a comunidade preparou uma bela homenagem a Nossa Senhora, encerrando as comemorações do Mês Mariano. Tanto em Riacho da Cruz, quanto em Cônego Marinho, os fiéis preparam belos tapetes para a procissão com o Santíssimo.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da Solenidade de Corpus Christi em Januária.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da Solenidade de Corpus Christi em Riacho da Cruz.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da Solenidade de Corpus Christi em Cônego Marinho.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: André Lagoeiro - PasCom Catedral de Januária , PasCom São Vicente de Paulo(Cônego Marinho) e Nataly Nunes - PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas