Pe. Laurindo: Só o amor dá sentido à construção da vida


A noite de segunda-feira, 28 de março, foi um momento histórico para a Paróquia Sagrada Família. Esta Segunda-feira Santa ficou marcada pelas caminhadas penitenciais que começaram em cada uma das comunidades urbanas (Setor Padre Berthier) e seguiram em direção a construção da Capela São Vicente de Paulo.

A atividade foi proposta pela Pastoral Litúrgica e realizada pela primeira vez em 2018. Enquanto os fiéis iam chegando a Capela São Vicente, Leandro e Jossy cantavam músicas do tempo quaresmal. Quando as comunidades Santa Rosa de Lima e Matriz Sagrada Família chegaram, constituiu-se a unidade paroquial. A presença dos fiéis foi marcante neste primeiro ano  do encontro de comunidades durante a Semana Santa.

Pe. Laurindo presidiu a Santa Missa. Na procissão de entrada, as comunidades levaram uma imagem ou bandeira de seu padroeiro. As leituras foram divididas também para cada comunidade. Em sua homilia, Pe. Laurindo comentou sobre o evangelho do dia e sobre este importante encontro.

"Semana Santa é uma semana para a gente rezar. Na reza e na oração, Deus nos fala e temos a oportunidade também de falar de nós para Deus. Quando deixamos Deus falar conosco, nós descobrimos que Ele nos chama e que Ele nos escolhe. Somos escolhidos, primeiro chamados, a ser discípulos de Jesus, a ser cristãos, a ser seguidores do Cristo, a aprender com Ele, a sentir com Ele, a  caminhar com Ele."

"Hoje, cada comunidade, cada família saiu das muitas e mais variadas ruas aqui de nossos bairros, de nossas comunidades. Estas ruas levaram a encontrar na Igreja e de lá de onde vocês saíram até aqui. Caminhos que nos fizeram chegar até aonde o Senhor nos convidava a estar reunidos nesta noite. A estarmos reunidos em torno do altar do Senhor para celebrar a Eucaristia, escutar sua Palavra. Palavra que aquece nosso coração. Palavra que nos provoca. Palavra que nos faz compreender qual a missão que me foi dada, a missão que Jesus quer que eu viva, que eu dê o testemunho."

"A raiz de toda nossa labuta, de toda nossa tarefa, que nós assumimos a partir de nosso batismo, está em Deus porque foi Ele que nos chamou e nos escolheu. É muito bom quando somos sensíveis a Palavra do Senhor, nós deixamos conduzir pelo seu Espírito. O cristão que não se deixa conduzir pelo Espírito, deixa de ser profeta, deixa de ser anunciador, deixa de ser transformador. Porque perde a oportunidade de se moldar segundo a ação do Espírito. O Espírito nos leva a fidelidade a Deus."

"No início da Quaresma Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto. O deserto é um lugar de muita provocação, de muitas tentações. Por vezes, tentamos ou estamos sujeitos a querer fugir, mas se deixarmos de fato sermos interpelados pelo Espírito, ele vai fazer de fato grandes colaboradores na missão do Reino, como Jesus."

"Só o amor é capaz de unir. Só o amor é capaz de perfumar. Só o amor dá sentido a construção da vida, deixando Deus fazer sua obra através de nós. Maria Santíssima diz ao Senhor que seja feita a sua vontade. Para fazer a vontade de Deus, temos que superar nossa vontade. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância. O tempo da Semana Santa é um retiro para nós católicos, para nós cristãos. Para a gente pensar em colocar mais Deus em nossa vida, colocar mais fé em nossa vida, colocar mais gratidão, colocar também mais esforço."

"Jesus caminha esforçando, quer dizer, nenhum resultado vem por acaso. A caminhada às vezes é longa, às vezes é pesada, mas necessária. Para nós, como dizia o profeta, para o servo não há cansaço. Cada momento da vida é oportunidade de louvar a Deus, de descobrir um sentido novo, por que caminha, por que sofre, por que está ali. Dar razões a cada situação que está presente em nossa vida."

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo agradeceu a presença de todas as comunidades urbanas nesta celebração. Falou também sobre a ajuda necessária para concluir a etapa do telhado na Capela. Geraldo Marinho, presidente da comunidade São Vicente, também manifestou seu agradecimento a todos pela participação.

"Este é um dos poucos momentos para nos provocar, de nos levar a caminhar para outros cantos, até desconhecidos para muitos. Aqui é a Comunidade São Vicente, que está em construção, sempre estamos em construção, mas esta de modo especial é a construção do ser Igreja enquanto pessoa, formação de lideranças. Mas a Comunidade São Vicente também está em construção do seu espaço de oração", concluiu nosso pároco.

Pe. Laurindo entoou junto com a assembleia os cantos de Pe. Zezinho "No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus." e  "Abençoa Senhor as Famílias."

Que este momento gere preciosos frutos na vida de todas as comunidades em nossa paróquia.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Natanael Martins / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas