Papa: "Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza"


Antes de rezar o Angelus, Francisco frisou que "somente Deus pode nos dar a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a em outros lugares, em riquezas, prazeres, poder ou carreira".

Sob muita chuva, mas com a Praça São Pedro repleta de fiéis, turistas e romanos, o Papa Francisco rezou a oração do Angelus este domingo (18/02) e a precedeu com algumas palavras de reflexão sobre a Quaresma.

Inspirado no Evangelho de Marcos, Francisco propôs os três temas mencionados na leitura do dia: tentação, conversão e Boa Nova.

Assim como Jesus se preparou 40 dias no deserto, posto à prova por Satanás, para vencer as tentações nós devemos fazer o nosso ‘treinamento’ espiritual, disse o Papa.

“Somos chamados a enfrentar o mal mediante a oração para sermos capazes, com a ajuda de Deus, de derrotá-lo em nosso dia a dia. Infelizmente, o mal está à obra em nossa existência e ao nosso redor, aonde existem violências, negação do próximo, fechamentos, guerras e injustiças”.

Boa Nova exige do homem conversão e fé

“Em nossa vida, precisamos sempre de conversão; não somos suficientemente orientados a Deus e devemos continuamente dirigir nossa mente e nosso coração a Ele. Para isto, é preciso ter a coragem de rechaçar tudo o que nos conduz fora do caminho, os falsos valores que atraem o nosso egoísmo”.

Frisando que “a Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”, o Papa lembrou que é um compromisso alegre e sério para nos despojarmos de nosso egoísmo e de velhos ranços, e renovarmo-nos na graça do Batismo.

    “ Somente Deus pode nos dar a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a em outros lugares, em riquezas, prazeres, poderes, carreira. ”

"O reino de Deus é a realização de todas as nossas aspirações mais profundas e autênticas porque é, ao mesmo tempo, salvação do homem e glória de Deus”.

O apelo de Jesus à conversão.

“Que Maria Santíssima nos ajude a viver esta Quaresma com fidelidade à Palavra de Deus e com oração incessante, como fez Jesus no deserto. Não é impossível! Trata-se de viver os dias desejando intensamente acolher o amor que vem de Deus e que quer transformar nossa vida e o mundo inteiro!”.



Papa convida jovens do mundo inteiro a se unirem ao Sínodo

Quem não puder vir a Roma poderá participar ‘on line’, pelo site ou facebook do Sínodo2018, em seis grupos linguísticos: português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Neste domingo (18/02), o Papa Francisco pediu aos jovens que participem ativamente, pela Internet, na preparação do Sínodo dos Bispos previsto para outubro que tratará da Juventude.

Assembleia pré-sinodal de março

Cerca de 300 jovens dos 5 continentes, de várias religiões e também ateus, participarão de uma reunião pré-sinodal convocada de 19 a 24 de março em Roma. Neste encontro, eles serão ouvidos e suas colaborações utilizadas para preparar o Sínodo, cujo tema será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Papa Francisco, logo após rezar o Angelus na Praça São Pedro, estendeu o convite aos jovens de todo o mundo, animando-os a serem protagonistas desta preparação.

Participação no site e em redes sociais

Quem não puder vir a Roma “poderá participar ‘on line’ em seus grupos linguísticos (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão), que serão moderados por outros jovens”.

Francisco afirmou que as propostas destes ‘grupos da rede’ se unirão às da reunião de março e que todas as informações estão na página web da Secretaria do Sínodo do bispos.

O Sínodo se ocupará dos problemas dos jovens e buscará adequar sua linguagem ao uso das novas tecnologias para aproximar-se a eles, segundo o documento preparatório divulgado em 2017.


Fonte e foto: http://www.vaticannews.va/pt/

Comentários

Postagens mais visitadas