Pe. Laurindo: "A Sagrada Família, como modelo e exemplo, nos iluminou e há de continuar a nos iluminar."



A última Santa Missa em 2017 na Matriz Sagrada Família foi um momento muito especial.
Logo na entrada, os fiéis receberam bandeiras brancas. Neste dia também, a Igreja em todo mundo celebrou a festa da Sagrada Família, que é a padroeira de nossa paróquia. A Pastoral Familiar, o ECC e a Pastoral do Dízimo foram os responsáveis pela celebração.

Nosso pároco Pe. Laurindo, msf presidiu a Santa Missa. Após a procissão de entrada, o sacerdote incensou o altar, a imagem de nossa padroeira e o presépio.

Em sua reflexão, Pe. Laurindo comentou sobre a festa da Sagrada Família e também sobre o momento do Ano Novo.

"Fechamos o ano com a festa da Sagrada Família. Para nós, enquanto paróquia, é uma festa oportuna para recordar, fazer memória, atualizar na presença de Deus, nossa caminhada, nossa vida, aquilo que com a graça de Deus realizamos."

"Estamos celebrando ao mesmo tempo o término e o início. A vida não termina. O que termina é o tempo cronológico. A vida é feita em ciclos. Para começar um novo ciclo temos que finalizar um outro. Estamos finalizando um ciclo de caminhada, de luta, de bênçãos para começarmos outro. Assim queremos entrar para o ano de 2018. Com o coração agradecido por ter visto, ouvido, anunciado, trabalhado, sorrido, chorado, perdoado."

"A Sagrada Família, como modelo e exemplo, nos iluminou e há de continuar a nos iluminar. Nos coloca um exemplo de consagração a Deus. A consagração não foi feita só por Jesus, mas a consagração foi de toda a família de Nazaré."

"A apresentação de Jesus no templo quer nos mostrar que nossa entrega a Deus não pode ser encarada como entrega para depois. Desde o início da vida de Jesus ele se entregou, ele se colocou a disposição do Pai. Jesus crescia em sabedoria, idade e na graça de Deus."

"Possamos no próximo ano colocar em prática a nossa criatividade, para que os desafios não sejam uma justificativa para parar, mas uma justificativa para a gente dar testemunho da nossa fé, daquilo que somos em Deus, daquilo que somos como família."

No ofertório, os casais levaram os objetos litúrgicos e, conduzindo a procissão, a frente ia a imagem da Sagrada Família.

Ao fim da Santa Missa, a assembleia pôde acompanhar a retrospectiva com alguns dos momentos da
evangelização da Paróquia em 2017. Em seguida, agradeceu-se o trabalho dos festeiros 2017 e foram
apresentados os Festeiros 2018.

Pe. Laurindo pediu a assembleia para que cantasse a música de Pe. Zezinho - Oração da Família em
homenagem a padroeira de nossa paróquia e a todas as famílias. Foi um momento muito bonito e
emocionante.

Nosso pároco concluiu a celebração eucarística com os votos de um Feliz 2018 repleto das bênçãos da Sagrada Família e com o agradecimento pelo trabalho desenvolvido em 2017 pelas pastorais, movimentos e comunidades.

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família 

Comentários

Postagens mais visitadas