“São apenas 40 dias de 365, para fazer memória ao sofrimento de Jesus”, lembrou Pe. Herbert



E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. (Mt6,1-6.16-18)

A Matriz Sagrada Família na Quarta-feira de Cinzas, dia 1º de março, foi marcada pela presença de centenas de fiéis que se dirigiram ao templo para participar da Santa Missa e receber as cinzas.

A missa foi presidida pelo Padre Herbert, msf que na sua homilia, nos levou a refletir sobre o tempo quaresmal, como também sobre a efemeridade da vida. Para o padre, apesar de não vivermos eternamente, temos que viver cada dia, cada mês e cada ano profundamente, fazendo o nosso melhor.
Padre Herbert apontou ainda para um modelo de vida orientado pelo fé, pela comunhão e pela partilha, nos convidando a experimentar que menos pode ser melhor; menos tempo diante da TV, menos consumismo e menos entretenimento, em detrimento de maiores reflexões e orações neste período, da quaresma. “São apenas 40 dias de 365, para fazer memória ao sofrimento de Jesus”, lembrou o sacerdote.


Após a homilia, Padre Herbert abençoou as cinzas que foram impostas sobre a cabeça de cada um dos fiéis no final da missa.

Cabe ressaltar que na Quarta-feira de Cinzas também é lançada a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a campanha tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” ; e  lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

“A Quaresma é a estrada da escravidão para a liberdade, do sofrimento para a alegria, da morte para a vida”. (Papa Francisco)

Texto: Izabel Macedo Mendes/ PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas