Seminário Provincial sobre a Família


Aconteceu nos dia 26 e 27 de novembro um seminário provincial dedicado a família, na Província Eclesiástica de Montes Claros que é composta por 03 Dioceses a saber: Januária, Janaúba e Paracatu e 01 Arquidiocese que é Montes Claros. Assessorado por Antônio Evangelista da Arquidiocese de Campinas, o seminário contou com a presença de todos os Bispos da Província, bem como de Padres, Religiosos e Religiosas e uma considerável representatividade dos leigos e leigas.

O conteúdo que foi trabalhado no seminário fora a Exortação Pós Sinodal do Papa Francisco sobre Amoris Laetitia Documentos Pontifícios número 24 com ênfase em seu capítulo VI. Este capítulo trata de forma detalhada os desafios e as perspectivas pastorais na atuação de evangelização para com as famílias no mundo contemporâneo.

A proposta de realização do seminário provincial sobre a família, foi o início de uma etapa missionária que é: articular, criar ou intensificar os trabalhos da Pastoral Familiar, de forma unânime e organizada em todas as Arqui(Dioceses) que compõe a Província Eclesiástica de Montes Claros. Diversos foram os desafios elencados, inclusive a necessidade de uma melhor dinâmica para lhe dar com as famílias, que nas palavras do Bispo Diocesano de Januária, Dom José Moreira da Silva resume-se: “as nossas famílias precisam ser ouvidas e compreendidas, em primeiro lugar acolha e jamais condene, pois o Cristo Jesus acolheu a todos e deixemos que o Pai Celestial, faça as suas ponderações, a nossa missão enquanto missionários deste mesmo Cristo é: evangelizar com uma linguagem simples, direta e que fale ao coração, superando os preconceitos e as diferenças, não existem famílias perfeitas, e é por isto que precisamos estar sempre de prontidão para acolher, amar e compreender, integrando a todos sem distinção no processo missionário da evangelização”.

Sem dúvidas todos os participantes do seminário saíram com suas energias missionárias revigoradas, inclusive com encaminhamentos para o próximo ano. Resta agora partir para a missão, sem esquecer-se de dar atenção naquilo que é o essencial no contexto de família: o ser humano.

Fonte e foto: diocesedejanuaria.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas