Paixão e Ressurreição na Missão

O mistério da paixão extraordinária de Cristo, o amor forte de Deus que vence a morte e abre caminhos para nossa missão!

Jesus foi extraordinário desde seu advento, seu nascimento. Sua vida foi uma verdadeira paixão, seu amor foi algo totalmente novo e arrebatador! A paixão de Jesus pela humanidade e o seu modo de viver simples e surpreendente desconcertaram e continuam desconcertando os poderes, as relações e a forma de existir.
A paixão de Jesus pelo Reino, por fazer a vontade do Pai, por cuidar da vida de todas as criaturas, por resgatar o mais autêntico significado da existência humana se tornou paradigma, e protótipo do homem e mulher novos!
Sua paixão não foi apenas um momento nem pode ser apenas identificada com sua morte e entrega final, foi toda uma vida entregue a um projeto: Reino. E neste sentido pode-se dizer que Jesus foi excêntrico, descentrado de si; estava focado em algo maior e transcendente que ultrapassou e continuará direcionando para as possibilidades infinitas o modo de ser e experimentar o mistério da vida!
Sua paixão extraordinária pela vida revolucionou as relações humanas e o modo de relacionamento do humano com a natureza! Seu jeito de se aproximar dos pequenos, dos pobres, dos moralmente excluídos e daqueles cuja dignidade estava desfigurada mostrou a face da misericórdia e da ternura transformadora que a vida na graça pode conter. Sua intrépida liberdade estremeceu as pilastras do poder judaico e romano e provocou a ira dos que usurpam o lugar de Deus.
Sua ressurreição demarcou a época do surgimento da vida realmente nova, de um novo tempo, de uma experiência inusitada, permanentemente dinâmica e revolucionária!
Sua paixão na Cruz revelou que Deus amou a vida até o extremo, até o fim! Sua morte na cruz, como bem nos disse São Paulo, é escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas é também a prova de um amor incondicional que ultrapassa a totalidade das fronteiras e se identifica com os últimos para, a partir deles, iniciar e realizar a redenção de todo o gênero humano numa perspectiva cósmica e universal!
O amor de Deus fez justiça com seu filho amado, o amor mais forte que a morte fez ressurgir a vida em sua face transfigurada, translúcida, esplêndida, integral, vocacionada ao verdadeiro amor libertador! A primazia da graça de Deus restabeleceu a vitória dos humilhados e injustiçados, a esperança dos que amam e desejam ser amados como ele nos amou!
O amor venceu a morte, Jesus ressuscitou e abriu caminho para eternizar a beleza da vida batismal, abriu caminho para tornar sempre mais ousada e fecunda a nossa missão nas fronteiras mais exigentes e nas novas fronteiras, abriu caminho para tornar definitiva a experiência do amor, para possibilitar a vida na graça e no discipulado peregrino, para fazer da utopia uma realidade possível e em permanente transformação! A Paz deixou de ser desejo e metáfora para se realizar em seu significado profundo e integral!
A missão na qual nos situamos, apresenta-se como lugar privilegiado e possibilidade real da experiência deste mistério pascal de Jesus e nos convoca a vivência deste amor forte e extraordinário de Deus que se faz paixão e ressurreição, nos tornando mais próximos daqueles que estão longe!
                                         Abençoada Páscoa da Ressurreição!
 Conselho Provincial MSF

Comentários

Postagens mais visitadas